Redes Sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Tudo sobre Mulheres

Cumbaru Filmes

@festivaltsm

Menu

Realização

Cumbaru Produções Artísticas

Rua 40, nº 14, Sala 01, Bairro Boa Esperança, Cuiabá/MT

© 2019 por Tudo Sobre Mulheres.

(Desenvolvido por CULT! - Produção de Conteúdo Inteligente, Projeto de Extensão ComunicARTE e Graduandos Voluntários da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT).

Buscar
  • tsmproducao

Cuiabana de Chapa e Câmera: Um perfil da primeira crítica de cinema acadêmica de Mato Grosso.

Atualizado: 29 de Ago de 2019



Formada em radialismo, com doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, artista e crítica. Aline Wendpap Nunes Siqueira traz todas essas características em um estado onde as artes normalmente não são tão exaltadas. Ela, que começou sua formação artística nos teatros, iniciou seu trabalho com a crítica no Coletivo Parágrafo Cerrado, onde escreveu primeiramente leituras de cenas das Artes Cênicas, posteriormente ainda no Coletivo começou a escrever críticas sobre textos audiovisuais.

Aline é a primeira crítica cinematográfica com formação acadêmica no estado de Mato Grosso. Além disso a artista contribuiu para o curso de crítica de cinema oferecido pelo Sesc Nacional e na IV Estado Crítico Residência em crítica de cinema, em Goiânia.

O trabalho das mulheres críticas é vital para o cinema na opinião da entrevistada, pois traz a tona discussões do universo feminino que antes eram vistas como tabus, em uma indústria dominada majoritariamente por homens. “As mulheres têm a oportunidade de mostrar seus próprios pontos de vistas à respeito das obras e do próprio cinema como um todo”, ressalta.

Questionada sobre seus filmes favoritos, a crítica diz que sua principal inspiração é Aline Figueiredo, e que gosta de filmes inspiradores com boas narrativas ou boa fotografia. Filmes experimentais e produções de baixo custo também fazem parte de suas preferências. “Como tenho uma visão otimista procuro sempre ver o lado bom de qualquer produção, mas gosto desde algumas superproduções a filmes universitários.”, declara.


Tudo sobre Mulheres

O Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres (TSM), teve início em 2005 no município de Chapada dos Guimarães, e está em sua sétima edição. Além da mostra de filmes com o protagonismo feminino no Cineclube Coxiponés e Cine Teatro, o evento terá premiação dos melhores filmes, rodas de conversa, oficinas e presenças de figuras femininas de relevância nacional. O evento acontece entre os dias 28 e 31 de outubro de 2019.

Aline participou da curadoria da edição de 2018, e afirma ter gostado da experiência pois teve contato com um leque amplo de produções alternativas que traziam o feminino em destaque. O Festival representou muito para sua carreira, e foi um dos principais incentivos para a sua recente carreira no segmento da crítica. “O Festival Tudo Sobre Mulheres é um ato de resistência no centro da América do Sul. É um dos Festivais com temática exclusivamente feminina, se não for o único, o que é de extrema importância para o avanço das lutas por igualdade de direitos!”, finaliza.

O Festival reforça que a presença feminina no audiovisual é fundamental, é força e resistência. As mulheres do cenário cinematográfico cuiabano estão resistindo: produzindo conteúdo artístico fora do eixo Rio - São Paulo e são mulheres fazendo cinema. Não é motivo de espanto, o fato de que suas capacidades são subestimadas a todo momento.


52 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now